Glossário

Arquivos: São todas as imagens, gráficos, html,... carregados pelo cliente. A relação entre “hits” e “arquivos” pode ser classificada como “incoming requests” (requisições de entrada) e “outgoing responses” (respostas de saída).

Cliente: Programa que requisita serviços a um servidor. A Internet é toda baseada em uma estrutura de cliente/servidor. Por isso, cada um de seus serviços (correio eletrônico, FTP, www, etc) funciona basicamente com esse par de programas. Para cada tipo de cliente há um servidor correspondente. Na Web esses programas são chamados navegadores.

Endereços: Cada requisição feita ao servidor provém de um “site” individual, o qual pode ser identificado por um nome ou simplesmente por um endereço de IP. O número de “sites” indica quantos endereços individuais de IP fizeram requisições ao servidor durante o período de tempo reportado

Erros do Cliente: Um erro que ocorre devido a um pedido inválido efetuado pelo navegador do visitante.

Hits: Qualquer conexão ao Site, incluindo requisições de imagens e retorno de erro.

Conteúdo parcial: Quando o Cliente acessa a página e solicita a pausa (stop/parar do navegador) do carregamento da mesma.

Não encontrada: Ocorre quando o Cliente tenta acessar a página e a mesma não é encontrada.

Não modificado: Mensagem do servidor quando a página não foi modificada desde a ultima vez desde o último acesso (a carga é obtida do cache).

OK: Página carregada com sucesso.

Página de entrada (Home page): A página inicial e principal de um site da Web. A página de entrada proporciona aos visitantes uma introdução e links para o resto do site.

Páginas de saída: lista as páginas acessados pelo Cliente se encontrava quando saiu do site.

Páginas: Um hit com sucesso. Não incluem imagens e retorno de erro .  Alguns programas  se referem a esse item como Pageviews ou Requisições.

Programas clientes: Ver Cliente.

Site (Web): Uma localidade da Internet que contém documentos HTML que os visitantes podem acessar utilizando um navegador.

URL(Universal Resource Locator): Padrão de endereçamento da web. permite que cada arquivo na Internet tenha um endereço próprio, que consiste de seu nome, diretório, máquina onde está armazenado e protocolo pelo qual deve ser transmitido. Por exemplo: http://www.exemplo.com.br

Visitas: Uma série de requisições consecutivas de um usuário no site.

 

PortoWeb Todos os direitos reservados. All rights reserved.